OFICINA ONLINE DE HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
– HISTÓRIA DE EMPRESAS E HISTÓRIA DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO –
OBJETIVO DA OFICINA
O objetivo principal da Oficina Online de História da Administração, em sua primeira edição, é congregar pesquisadores e estudantes de todos os níveis e de todas as áreas do conhecimento, interessados nos temas História de Empresas (HE) e História do Pensamento Administrativo (HPA). A partir de resumos expandidos, busca-se aprofundar discussões, incentivar a pesquisa e aperfeiçoar os trabalhos em desenvolvimento com vistas à elaboração de trabalhos de conclusão de curso, de dissertações de mestrado, teses de doutorado e à publicação de artigos em eventos e periódicos. O evento é gratuito para submissões e participações, além de contar com emissão de certificado pela PROEX/UFJF. Não haverá publicação de anais.
ESCOPO BÁSICO
O escopo básico da Oficina é orientado, não exclusivamente, pelo materialismo científico e pela crítica da economia política. Nessa direção, a HE expressa o estudo da transformação das grandes empresas, envolvendo os condicionantes econômicos e políticos (Estado inclusive) do modo de produção capitalista sobre aspectos estratégicos, estruturais, tecnológicos, organizacionais etc. A oficina está aberta às abordagens em diálogo crítico com o assim chamado “paradigma chandleriano”. Por sua vez, a HPA se ocupa da gênese, da função e das mudanças do pensamento administrativo (e suas conexões especiais com a economia e a sociologia), envolvendo estudos explicativos, comparados e analíticos de autores e movimentos científicos e intelectuais à luz dos condicionantes primários da economia capitalista. Abarca ainda formações ideais administrativo–políticas voltadas ao gerenciamento da economia capitalista. Estimula-se também as conexões entre HE e HPA e as problemáticas metodológicas de pesquisa em cada tema e em suas relações, além das questões que envolvem o ensino desses temas. O escopo básico não exclui o diálogo com as abordagens gerencial, institucionalista e pós-moderna.
CONTEÚDO
O evento contará com mesa temática e sessões de aperfeiçoamento de textos.
DATAS IMPORTANTES
Envio de resumos expandidos e inscrições: até 29 de fevereiro de 2024.
Resultado: 05 de março de 2024.
Realização da Oficina: 12-14 de março de 2024.
FORMATAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS
Os textos devem ser submetidos como resumos expandidos em português, espanhol ou inglês, de acordo com o modelo identificado, em .PDF, com até no máximo cinco (05) páginas, incluindo todas as referências citadas, espaçamento simples, Times New Roman, título em caixa alta com fonte 10, o restante do texto com fonte 12, justificado, todas as margens com 2 cm, seguindo as orientações da APA para citações e referências.
FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO E INSCRIÇÃO COMO OUVINTE
O resumo expandido deve ser submetido via formulário, indicando o link ativo e com acesso aberto. É importante verificar se o link está funcional e com acesso garantido. Submissão exclusivamente pelo formulário online, assim como a inscrição para ouvintes.
DINÂMICA DE REALIZAÇÃO DAS SESSÕES
Os resumos expandidos selecionados serão apresentados e discutidos coletivamente, requerendo a leitura prévia por parte de todos os participantes das sessões. As atividades serão realizadas preferencialmente no período noturno.